segunda-feira, 13 de outubro de 2008

TEMA DA SEMANA: FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO E OBRAS DA CARNE (BEM X MAL)

QUERIGMA



A. Vivemos numa luta do bem contra o mal.
B. Somos livres para decidir o que fazer.
C. O Espírito Santo nos ajuda a vencer o mal.

Mostrar a criança que isso é uma realidade, que a todo o momento somos tentados a fazer o mal. Mas precisamos deixar-nos ser guiados pelo Espírito Santo e fazermos o bem.

Levar até a criança que precisamos ser corajosos, fortes e vencermos o mal.
Deus Paizinho é o Juiz, Ele julgara a nossa conduta, se fomos bons, nossa recompensa será o Céu. Por isso precisamos vigiar sempre, até o final da nossa vida, para vencermos juntos com Deus, pois a vitória Dele é certa.
Nós podemos escolher qual lado ficar, o do bem ou do mal. Deus Paizinho disse ou somos quentes ou frios, morno Ele vomita. (Apo 3,15-16)
Aquele que escolher o bem será treinado pelo Espírito Santo; para vencer será preciso treinar: jejum, oração, Eucaristia e obedecer às regras do Evangelho.
Aquele que escolher o mal, não precisa de muito treino não, basta você fazer tudo ao contrário do que pede Deus Paizinho.
Ser do mal não é difícil, é para qualquer um, mas ser do bem exige esforço, coragem, dedicação. Ser do bem é para os fortes em Espírito.
Por isso se queremos vencer com Jesus e toda a Corte Celeste, precisamos ser treinados, guiados pelo Espírito Santo para que com a ajuda Dele marquemos pontos com os seus frutos.
Mas se não vigiamos, não oramos, não pedimos para o Espírito Santo nos treinar, certamente vamos marcar pontos com as obras da carne.
Vamos prestar bastante atenção e ver em qual lado estamos jogando, vamos conhecer algumas obras da carne e os frutos do Espírito Santo:
(Aqui estão algumas obras da carne e alguns frutos do Espírito Santo. Estão aqui aqueles que são realidades na vida das crianças se você quiser acrescentar outros é só consultar em Gal 5,16-26)


· FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

o Amizade – a amizade é quando amamos o próximo como a nós mesmos, por amor de Deus (I Cor 13, 4-7). É ter boa vontade de fazer algo pelo próximo é fazer para o outro aquilo que eu quero que façam a mim (Mt 7, 22; Lc 6, 31-34).
o Alegria – a alegria que recebemos com o Espírito Santo não é uma alegria passageira, pelo contrário, é a verdadeira alegria que só tem aquele que conhece Jesus. É a alegria de saber que temos Jesus (Lc 1, 42-44; 2, 10; 24, 52; Mt 2, 10)
o Paz – é a paz que nos traz a confiança, a certeza de que Deus cuida de nós, é a tranqüilidade da alma e a ausência da agitação (Rm 5, 1)
o Paciência – é a paciência de esperar, de suportar os momentos difíceis passarem, é a paciência de suportar, de amar o amigo chato (Eclo 2)
o Afabilidade – ser agradável, tratar as pessoas com delicadeza, carinho (Jo 15,1)
o Bondade – ser bom para com o próximo, fazer o bem sem olhar a quem; só com a ajuda do Espírito Santo é que podemos fazer o bem a qualquer pessoa e principalmente a quem não conhecemos ou não gostamos muito. (Tt 3, 8; I Pd 2, 11)
o Honestidade – é o ato ou a atitude de não mentir, não trair, ser honesto, ser verdadeiro consigo mesmo, com o próximo e principalmente com Deus. Sim é sim e não é não (I Cor 4, 17; Cl 1, 7)
o Mansidão – ser manso, não ser agressivo, grosso, se fazer humilde, pequeno.
o Temperança – a atitude de ser moderado; fazer as coisas com cuidado, sem exagero, com tempero. Ter controle do modo de agir. (I Cor 9, 24-27; Tg 1, 26-27)

Se possível montar um coração de isopor, pintar de vermelho e uma lixeira preta.
No começo da pregação, distribuir entre as crianças um cartão com um fruto do Espírito Santo ou uma obra da carne (cada criança deverá receber um cartão com uma palavra)
Perguntar para a criança o que está anotado no seu cartão e deixar a criança discernir se é obra da carne ou fruto do Espírito Santo.
O que for obra da carne deve ser jogado no lixo e o que for fruto do Espírito Santo, pregado no coração. (fazer isso durante a pregação).


· OBRAS DA CARNE


o Ódio – sentimento que leva uma pessoa a causar ou desejar mal a alguém; raiva; ira. Ex: quando sinto algo ruim no meu coração, como: “tomara que tropece e caia”, etc, quando encontro alguém que eu não gosto e o meu coração parece acelerar não de alegria, amor, mas de raiva.
o Discussão – atitude de debater com agitação, nervosismo e até raiva, bate-boca. Ex: quando discuto com uma colega para saber quem está certo ou errado, quem é o melhor, etc.
o Agressão – atitude de violência, bater em alguém, maltratar com pancadas. Ex: um colega “tira com a minha cara”, eu vou logo e dou um chute, um tapa.
o Confusão – atitude de gerar perturbação, falta de ordem, bagunça, agitação, baderna. Ex: quando escondo um objeto de um colega de classe e gera aquela bagunça para descobrir com quem está.
o Discórdia – atitude que leva a quebra de amizade, que leva a inimizade, rixa, a quebra de consideração. Ex: quando brigo com um amigo ou fico magoado com ele por algo que ele me fez.
o Roubo – atitude de pegar o que não é meu e tomar posse. Prejudicar o amigo porque tirei vantagem em algo. Ex: meu amigo derrubou a borracha na sala de aula, eu vi, peguei e fiz de conta que eu não vi.

Nenhum comentário: