sexta-feira, 26 de setembro de 2008

TEATRO: ESPÍRITO SANTO

Um presente de Deus

Entra o Zeca triste e fica num canto, logo depois vem o Frei Chico e o Janjinho conversando sobre o Seminário que está tendo e param de falar e olham para o Zeca. O Frei Chico diz:

FREI CHICO: Por que você está triste Zeca, o que aconteceu dessa vez?

ZECA: Porque não tenho amigos. As crianças da minha escola não gostam de mim, acho que é porque sou pobre, pensam que vou estragar os seus brinquedos ou pedir algo.

O Janjinho fala escondido para o Frei Chico e os dois começam a dar risada. Mas Zeca continua triste.

JANJINHO: Sabe Zeca, eu estava aqui conversando com o Frei Chico e falei que eu já conhecia você. E que eu o trouxe aqui porque sabia que você estava aí tristonho demais.

FREI CHICO: É verdade Zeca, nos viemos aqui para trazer a você a felicidade, a alegria verdadeira, a você e a toda essa criançada que está aqui.

ZECA: É verdade Frei? E de onde vem essa alegria, essa felicidade que o Sr. diz?

FREI CHICO: Essa alegria Zeca, é dom de Deus e nós a recebemos através do Espírito Santo.

ZECA: Espírito Santo? De que o sr. está falando? Não estou entendendo Frei, o que é Espírito Santo?

JANJINHO: Sabe Zeca o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e é Ele quem traz alegria, paz.O Espírito Santo nos ajuda a mudar de vida.

FREI CHICO: Preste atenção Zeca, quando traçamos o sinal da cruz... Vocês sabem fazer o sinal da cruz, crianças? Então vamos fazer. Em nome do Pai... Então, Zeca o Pai é o Criador, que fez o Céu, a Terra, os animais, eu, você e toda essa criançada; o Filho é Jesus Cristo que deu a vida por nós, morrendo na cruz, é o nosso Salvador. E o Espírito Santo é o que nos guia no caminho de Jesus.

ZECA: Está bem, isso eu entendi, mas o que eu não entendi, Frei Chico é como o Espírito Santo dá essa alegria.

FREI CHICO: Você é batizado, Zeca?

ZECA: Eu sou Frei Chico, eu fui batizado na Igrejinha da Glória.

FREI CHICO: E vocês, crianças, foram batizadas?
(esperar as crianças responderem)Então, Zeca, o Espírito Santo mora dentro de nós que fomos batizados. Assim como o ar que nós respiramos. Vocês vêem o ar?

ZECA: Não Frei, eu não vejo o ar, apenas sinto.

JANJINHO: Pois então, o Espírito Santo nós também não vemos, no entanto podemos sentir.

ZECA: Então quer dizer que eu tenho o Espírito Santo, porque fui batizado, mas como Ele veio parar aqui dentro de mim, eu o engoli?

JANJINHO: Ah, quanta pergunta, tanta pergunta, eu vou ficar lelé.

FREI CHICO: Calma Janjinho, está tudo bem. Deixa ele perguntar. Zeca, vou explicar para você como o Espírito Santo foi parar aí dentro de você que é batizado. Foi através de Jesus. Na Bíblia conta como aconteceu, Jesus foi ao rio Jordão para ser batizado por João Batista e após Ele ter sido batizado Deus Pai, enviou o Espírito Santo sobre Jesus. Assim todas as pessoas que são batizadas, Deus envia o Espírito Santo e nos tornamos filhos de Deus.

ZECA: Frei Chico, se eu sou batizado, tenho o Espírito Santo, porque estou triste então?

FREI CHICO: Zeca, essa pergunta é muito boa, preste bem atenção e vocês também crianças. Você está sempre triste é porque nem liga para o Espírito Santo, não conversa com Ele, não conta seus problemas para Ele, não pede para Ele vir em teu socorro.
Nós precisamos reconhecer que precisamos do Espírito Santo para sermos felizes.

ZECA: Agora eu entendi, Frei Chico, todo dia quando eu acordar eu vou conversar com o meu amigo, para Ele me ajudar a ser bonzinho.

JANJINHO: Acho bom mesmo, porque daí eu posso descansar um pouco, porque o Zeca não me dá folga.

ZECA: Garanto para você, Janjinho, que com a ajuda do Espírito Santo eu vou dar menos trabalho, pois Ele me guiará pelos caminhos de Jesus.

FREI CHICO: Parabéns, Zeca é assim mesmo que se diz. Vamos começar agora a pedir o Espírito Santo?


Conduzir oração pedindo o Espírito Santo

Um comentário:

Jonas disse...

Boa tarde, meu nome é Jonas tenho 21 anos e sou coordenador da pastoral da criança da paróquia de Nsa. Sra. das Neves, JP Paraiba. Queria dar meus parabéns pelo trabalho e dizer que Deus e todo o Céu está mto feliz com essa iniciativa de vcs. Adorei a pecinha!
Abraços!