quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TEATRO: PECADO E SUAS CONSEQUENCIAS

Devemos perdoar sempre


Entram a Maria Tagarela e a Vó Gomar cumprimentando as crianças.

Mª Tagarela : Oi crianças, como vão vocês, tudo bem? Ai, eu fico tão feliz quando venho aqui e vejo tanta criança bonita.

Vó Gomar : Eu que o diga Mª Tagarela, faço uma movimentação no bairro e convido as crianças para virem aqui.

Mª Tagarela: Por falar em crianças Vó Gomar, por onde será que anda a nossa amiga Rosinha. Afinal, ela tem aparecido poucas vezes por aqui.

Vó Gomar: Nossa crianças! Eu esqueci de passar na casa da Rosinha, eu prometi a ela que iria buscá-la. Já sei, esperem um pouquinho que eu vou lá buscá-la no jardim onde ela mora e já volto.

Mª Tagarela: Tá bem, mas não demora Vó Gomar. Só me faltava essa, a vovó esquece de tudo, esses dias ela esqueceu o leite no fogão, ferveu e derramou tudo, fez aquela sujeira e hoje ela esquece da Rosinha.

Vó Gomar: Rosinha, o Rosinha, sai logo desse arbusto, quero falar com você.

Rosinha: Oi Vó Gomar, já estou indo, já vou.

Mª Tagarela: Essas duas estão demorando muito, já estou ficando com vontade de tagarelar.

Vó Gomar: Oi Rosinha, vamos ao Seminário do Pedacinho do Céu? Já está na hora ou melhor já está passando da hora e a Mª Tagarela já deve estar falando pelos cotovelos.

Rosinha: Ah, a Mª Tagarela está lá, eu não vou. (fala chorando)

Vó Gomar: Ué Rosinha, que bicho te mordeu?

Rosinha: Nenhum bicho me mordeu, eu estou com vergonha...(chorando)

Vó Gomar: Mas, você nunca foi envergonhada, pelo contrário, você é até sem vergonha, no bom sentido é claro.

Mª Tagarela: Vó Gomar e Rosinha venham logo ou eu vou aí no jardim buscar as duas.

Rosinha: Ta bom! Eu já vou indo, mas vocês não podem dar risada de mim.

Mª Tagarela: Então venham as duas.

As duas sobem, a Mª Tagarela dá risada e diz:

Mª Tagarela: O que aconteceu com as suas pétalas e com o seu olho, estava brincando de médico e paciente com o Cravo?

Rosinha: (brava a Rosinha diz)
Não, eu não estava brincando com o cravo, vou dizer para vocês crianças o que aconteceu com minhas pétalas e o meu olho. Eu estava quietinha lá no meu jardim, quando de repente com toda a pressa e correria que só a Mª Tagarela tem, ela veio e pisou em mim.

Mª Tagarela: Mas eu já falei que foi sem querer. Eu até já pedi desculpas.

Rosinha: É, depois ela vem pedir perdão, desculpa, mas eu me decidi: não perdôo e não perdôo e pronto.

Vó Gomar: Mas Rosinha, você já leu na Bíblia uma passagem que diz a respeito do perdão?

Rosinha: Na Bíblia, não, não me lembro de ter lido.

Mª Tagarela: Na Bíblia Rosinha, fala que devemos perdoar o nosso próximo 70x7.

Vó Gomar: Isso mesmo Mª Tagarela, 70x7.

Rosinha: Já imaginaram crianças eu vou ficar sem pétalas, ou parecendo com uma múmia se eu tiver que perdoar a Mª Tagarela todas as vezes que ela for pisar em mim.

Mª Tagarela: Rosinha isso não quer dizer que você tem que perdoar o resultado de 70x7 mas sim, perdoar sempre e eu não vou pisar mais em você, o que aconteceu foi um acidente, eu não fiz de propósito, não foi por querer.

Rosinha: Ih, mas eu não perdôo, eu não perdôo e pronto.

Vó Gomar: Rosinha você sabe a oração do Pai Nosso?

Rosinha: A oração do Pai Nosso? Sei, sei sim.

Vó Gomar: Então reza agora comigo.


Rosinha: Agora?

Vó Gomar: É Rosinha e bem devagar, prestando atenção no que você está dizendo.

Rosinha: Tá bem, mas se eu engasgar a Srª me ajuda Vó? È que eu sofro de engasgamento.

Vó Gomar: Está bem eu ajudo, masr reze agora.

Rosinha: Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu, é, é, é...

Vó Gomar: O pão nosso Rosinha.

Rosinha: A é, eu me engasguei. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas (essa parte ela fala bem rápido que não dá para ninguém entender) assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Vó Gomar: Eu não entendi nada do que você falou Rosinha.

Mª Tagarela: Nem eu Vó, parecia até que era eu falando.

Rosinha: Tá legal. Eu rezo outra vez. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Mª Tagarela: Assim não vai dar Vó Gomar, eu desisto.

Vó Gomar: Rosinha, você tem que sentir o que você está dizendo, deixar sair do coração as palavras, vai mais uma vez que você consegue.

Rosinha: Perdoai as nossas ofensas assim como nós (ela abaixa a cabeça) perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Vó Gomar: Vamos repetir crianças para que a Rosinha não se esqueça. (as crianças repetem).
Rosinha como você quer que Deus a Perdoe se você não perdoa a Mª Tagarela?

Rosinha: É mesmo eu não tinha pensado nisso. Quer dizer que eu tenho que ir e dizer a ela que eu a perdôo?

Vó Gomar: Você entendeu direitinho, agora não demore,, afinal você é uma criatura de Deus ou um pé de covardia?

Rosinha: Eu sou criatura de Deus.

Vó Gomar: Então abra essas pétalas, solte um belo perfume e vai até ela.

Rosinha: Mª Tagarela eu queria dizer para você qui... qui... será que vai chover? (ela corre p/ perto da Vó Gomar). Não adianta, eu não consigo Vó Gomar.

Vó Gomar: Rosinha, você não consegue por as suas próprias forças, mas eu conheço alguém que pode dar a força que você precisa. Esse alguém é o Espírito Santo é só pedir que Ele vai te ajudar.

Rosinha: É... só Deus nosso Paizinho pode me ajudar.

Vó Gomar: Então peça Rosinha para Deus te ajudar.

Rosinha: Querido Paizinho do Céu, eu quero pedir o Espírito Santo para que Ele me ajude a perdoar a Maria Tagarela, eu não estou conseguindo, me ajude. Amém.

A Rosinha chega perto da Mª Tagarela e diz:

Rosinha: Maria Tagarela eu te perdôo pronto falei e tá falando e perdoado.

Mª Tagarela: Perdoa mesmo? Eu nem acredito me dá uma beijoca Rosinha.

Vó Gomar: Ufa, até que enfim. Rosinha, Deus ficou muito feliz com você, Ele não gosta de ver seus filhos brigando. Será que tem algum amiguinho nosso que esteja com raiva ou brigado conosco? Vamos pedir perdão para Deus pelas vezes que brigamos, maltratamos e não fomos amigos dos outros...

Cantar Música:
Paz, paz de Cristo, paz, paz que vem do amor lhe desejo irmão...

Nenhum comentário: